terça-feira, 23 de novembro de 2010

Saúde e Harmonia

Toda vitalidade, força, frescor e juventude expressas na natureza baseiam-se no estado de equilíbrio, de fluidez, de Harmonia que esta vivência.


Essa vitalidade expressa na juventude como tenra, fluente e flexível com o passar dos anos, por vezes, se apresenta rígida, seca e intolerante. 

Podemos, então, nos questionar sobre quando perdemos toda essa vitalidade? Esse incrível manancial de energia que transbordava por olhos, pele, poros, etc. e que ate então nos parecia inesgotável? 

A resposta é simples:
não a perdemos, apenas dela nos afastamos. 


Na verdade, a abandonamos aos poucos sufocando nosso ser, nosso amor, obstruindo assim, grande parte desse fluxo de energia vital ao invés de deixá-la fluir, ativando todo nosso potencial. Gradualmente adotamos comportamentos mais "coerentes", controlados, objetivos e práticos; cada vez mais sociais e menos naturais, animais, o que em verdade ainda somos. Existe um equilíbrio a ser restabelecido.

Evoluímos muito mental e materialmente, mas estamos perdendo algo essencial para a sustentação da vida e da saúde. Veja o número de modernas disfunções que vem se desenvolvendo.

É imprescindível que aprendamos a coordenar estas duas realidades desenvolvendo uma civilização evoluída e ainda assim saudável,
Harmônica em nosso universo.

As tensões obstruem, despreendem força e geram estagnações energéticas, totais ou parciais, que acabam por nos enrijecer enfraquecendo-nos, simplesmente por dificultarem o livre fluxo energético que deveria nos limpar, lubrificar, nutrir. Ideal seria não obstruir essa energia, permanecer aberto, tenro e flexível; contornar ao invés de confrontar, perdoar, nos aceitar, restabelecendo assim, sem culpas nem pesos, o fluxo natural da saúde, da Harmonia esquecida em algum lugar do caminho. Digo esquecida, por não ter sido perdida. Ainda expressamos boa parte desse frescor, saúde e harmonia iniciais. Temos aqui um sistema extremamente complexo e eficiente, interno e universal, trabalhando harmonicamente apesar de nossos desmandos.

Precisamos então apenas de uma reorganização energética e consciência para que tudo se expresse como deve ser. Com simplicidade, acima de tudo.

Nossas vivências criam, por vezes, entraves, enrijecimentos com os quais nos acostumamos e aos quais sobrevivemos como podemos, mas às custas de nossa fluidez, de nossa vitalidade, de nossa saúde, pois um desequilíbrio constante nesse sistema acaba nos fragilizando e expressando-se de alguma forma.

Através do processo de Harmonização podemos, então, medir e corrigir esse fluxo, desbloqueando e reorganizando nossa realidade energética (fisico-mental-emocional-espiritual), promovendo assim, bem estar e vitalidade, estimulando não só o processo em geral, como agindo objetivamente sobre áreas especificas que, com o tempo possam ter sido atingidas e, porventura se expressado fisicamente.

É importante ressaltar que devemos nos ocupar da manutenção do equilíbrio e da saúde ao invés de esperar pelos problemas que normalmente só serão percebidos quando expressos fisicamente.

- É a ótica da manutenção da saúde, em vez da corrida contra a doença -

Enquanto sutis, determinadas disfunções podem ser corrigidas mais facilmente do que quando materializadas, pois então seria necessária a manutenção harmônica constantemente assistida para que nessa estabilidade energética possamos reencontrar a saúde perdida. Um padrão energético pode tanto materializar quanto desmaterializar. Só não se pode esperar demais. O que muito se materializou pode precisar de recursos mais físicos para ser superado.


O desequilíbrio, no tempo, materializa uma disfunção...

... O equilíbrio, no tempo, promove a saúde e o bem estar.

O amor incondicional promove a cura da alma que se propaga pelo corpo

Toda disfunção é a manifestação de um desequilíbrio, de uma desarmonia alimentada no tempo. Quanto mais tempo, mais materialidade essa desarmonia consegue expressar...

Atendimentos convencionais salvo excessões, podem ocorrer paralelamente sem interferências. São trabalhos complementares, compatíveis e muito eficientes em conjunto quando necessário. 

A Harmonização não diagnostica doenças nem prescreve medicamentos, (essas são funções da medicina), ela auxilia a reorganização de seu potencial energético para que seu conjunto, corpo-mente-espírito, aja em uníssono com a mãe natureza e isso sim, transforma nossas vidas.

A Harmonização também é utilizada com grande eficiência na reconstituição energética pós-trauma, pré e pós-cirúrgica, acelerando o processo de restabelecimento.
  
Assim como uma obstrução nos enrijece, sua liberação nos renova, e isso se torna facilmente perceptível... a olhos vistos.

Conheça mais sobre você e sobre essa realidade.

Ame e Cure a si e aos que te rodeiam

                      Fernando Neiva
                          Terapeuta Holístico 
Texto de 2003 para um jornal local

Nenhum comentário:

Postar um comentário